terça-feira, 24 de abril de 2007

A difícil arte de criar

Se Deus não for brasileiro, deve ser publicitário! Dizem que o "cara lá de cima" criou o mundo em seis dias (isso o mundo todo) e tirou o sétimo para descansar, como ele conseguiu criar tudo tão rápido? Porque pensar no mundo todo e ainda em Adão e Eva não dever ter sido tão fácil, sujeitinho criativo esse não?! Será que alguém passou um briefing, do tipo: "Tá aqui ó, senhor todo poderoso, fazer uma esfera para abrigar milhões de pessoas, você tem 7 dias ok?!"?

Pra ele foi fácil, porém nós, simples seres humanos, criar qualquer coisa torna-se uma tortura. Como é difícil ser criativo, a sensação de estar na frente do papel e não conseguir pensar em nada aceitável para determinada tarefa é realmente frustrante. Mas nada é tão ruim, que não possa piorar.

Cheguei a conclusão de que os grandes inimigos da criatividade são os 3 "P": pressa, preguiça, pressão. Tendo pressa, aumenta a ansiedade de criar algo bom, é a oportunidade de provar o quanto você e capaz, porém somos tomados por uma força muito estranha que toma conta de nós, seres humanos, a preguiça. Paramos na primeira ideia que julgamos ser boa, e temos preguiça de pensar em outra possibilidades, forçar mais nossa criatividade. Então logo surge a pressão para cumprir prazos, expectativas, etc.

Odeio quando escuto a seguinte frase: "Ah Carla, fala alguma coisa legal e criativa, você está estudando publicidade tem que saber". Hello, estudo publicidade e não "como ser uma fonte de ideias criativas para solucionar os problemas do universo 24 horas por dia". Odeio mais ainda quando dizem: "Ah isso não é faculdade é festa, ser publicitário é fácil porque nem tem o que estudar, é só pensar em algo pra vende um produto e pronto." As pessoas costumam associam publicidade como uma carreira fácil, um bando de gente louca, que fica o dia inteiro com os pés para o ar, pensando e tendo milhões de ideias. Mas conversando com os profissionais da área descobrimos que nem tudo é tão simples quanto parece. Já ouvi várias vezes, que se tem horário para entrar em uma agência de propaganda, mas nunca um horário para sair.

Não é só o publicitario que deve ser criativo, todos os profissionais devem ser! Porém a criatividade sozinha não basta, o profissional criativo deve ter a capacidade unir sua criatividade a técnicas sejam elas de comunicação, produção, administração, etc. para conseguir transmitir uma determinada mensagem a um público alvo, despertando assim o desejo deste publico em consumir determinado produto, serviço ou a adoção de um determinado conceito, conforme sua área de atuação.

Nem sei se o texto ficou muito bom, na verdade é um desabafo de como é difícil pensar, mas como criar é preciso, deixa eu voltar a pensar no meu trabalhinho e para de fica aqui choramingando.

2 comentários:

Dev disse...

Ah Carla, fala alguma coisa legal e criativa, você está estudando publicidade tem que saber
AIUDhIAUSHDiuAHD
Brincadeira..
Bjusss
;***

Ná Jornalista web disse...

Sei bem como é essa sensação de falta de idéias...bem feito ou sorte pra nós...de comunicação!Por outro aldo, já ouvi vários jornalistas falarem que isso é tão comum quanto você ter idéias.Ou sej, o tanto que vc fica na "seca" de imaginação e criatividade é o mesmo que você tem para desbrochar seus textos, trabalhos...enfim.